Enormes cristais naturais são encontrados em cavernas no México
Alcançando comprimentos maiores que 6 metros, os cristais claros e facetados são de Selenita, uma forma cristalina do mineral gipso. A Selenita é forma incolor, transparente e cristalizada do gipso. Sua composição química é CaSO4.2H2O (Sulfato hidratado de cálcio).
Segundo Fisher, a companhia de mineração está planejando dotar as cavernas de um sistema adequado de ventilação antes de abri-las a visitação pública no próximo ano. O consultor acha que a redução gradual da temperatura não irá prejudicar os cristais.
Os maiores cristais inicialmente descobertos, foram encontrados nas proximidades da caverna das Espadas, que faz parte do mesmo sistema da mina. Alguns destes cristais estão agora em exposição no Smithsonian Institution. Segundo Fisher, o governo local e os proprietários da mina pretendem evitar a remoção de qualquer um dos cristais descobertos para museus ou coleções privadas.
De acordo com o Consultor, enquanto a companhia de mineração está limitando a visita das cavernas para os especialistas, caçadores de minerais destruíram os lacres das cavernas e fizeram estragos duas vezes maiores desde que elas foram descobertas pelos equipamentos mineiros em abril último. Um homem morreu quando tentou retirar um cristal gigante da caverna. O cristal desprendeu-se do teto, esmagando-o.
" Necessitamos mais proteção nas cavernas da mina, " disse a geóloga Carol A. Hill, co-autora do livro Cave Minerals of the World, que assim se expressou sobre as novas descobertas "de longe, os maiores cristais de Selenita de que já ouvi falar"
Hill, aplaudiu o plano de turismo. " Sem ele, provavelmente a companhia de mineração destruiria as cavernas". Disse ela. Os museus, já possuem muitos cristais, " disse." É importante preservar as descobertas onde elas ocorrem. "
Fisher e os responsáveis pela mina vão mostrar fotografias e pequenos exemplos de cristais da nova caverna na exposição Tuscon Gems & Mineral Show no Arizona
Fonte: Discovery Channel
Nenhum comentário:
Postar um comentário